Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão 14/03/11


Explosão da usina Fukushima 1 foi mostrada ao vivo pela TV japonesa. Imagem: ReproduçãoUma grande explosão atingiu a usina nuclear Fukushima 1 há pouco, no Japão. A usina já havia sido duramente abalada peloterremoto de sexta-feira, que já matou quase 1.500 pessoas.
As imagens da TV japonesa mostraram a explosão em um dos prédios da usina, que fica cerca de 250 quilômetros a nordeste de Tóquio. Além da nuvem de fumaça, destroços atirados para longe da construção puderam ser vistos. De acordo com a Tokyo Eletric Power (Tepco, companhia elétrica japonesa), operadora da usina, quatro funcionários ficaram feridos.
De acordo com o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, o prédio de concreto onde está o reator número 1 da usina desabou, mas o contêiner de metal, onde está o reator, não foi danificado. Os índices de radiação em volta da usina, que estavam elevados, caíram após a explosão. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, declarou estado de emergência nas usinas Fukushima 1 e 2, enquanto os engenheiros tentam confirmar se houve derretimento em um dos reatores de uma das usinas.
Um terceiro reator da usina (de número 2) apresentou problemas de refrigeração mais cedo, depois de duas explosões que ocorreram por causa do acúmulo de hidrogênio.
Há pouco a Tepco informou que as barras de combustível, que até a manhã estavam cobertas de água, já não estão mais. As barras, de formato no qual o urânio é moldado dentro do reator, estão expostas por causa do fechamento do canal de ventilação de vapor produzido pelo aquecimento do reator. Segundo a companhia, o canal foi fechado acidentalmente. Três dos seis reatores de Fukushima estão aquecendo em níveis perigosos e as autoridades correm para evitar um derretimento, que aumentaria o risco de danos ao reator e de um possível vazamento nuclear, segundo especialistas.

Ameaça global nuclear está descartada, afirma Rússia

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que os especialistas têm certeza que as avarias das usinas no Japão não representam perigo para o território russo e nem constituem uma "ameaça global". De acordo com o primeiro-ministro, os especialistas consideram que não há risco que ocorra uma explosão nuclear.
Putin também disse que as autoridades russas vão continuar medindo os níveis de radiação para detectar o mais rápido possível um eventual vazamento de substâncias radioativas das usinas nucleares japonesas.








Como funciona o reator de água fervente utilizado na usina nuclear do Japão

Reator Nuclear de água fervente. Imagem: BBC Brasil

                                             May God have mercy of Japan

0 comentários:

Postar um comentário